terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ditadura Militar

Castelo Branco acima

No dia 11 de abril, o Congresso Nacional confirmou a indicação do comando militar, e elegeu o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, há vice-presidente e José Maria Alkmin secretário de finanças do governo de Minas Gerais, deputado do PSD.
Castelo Braco governou o Brasil no ia 15 de abril de 1964 até março de 1967.O presidente Castelo Branco compôs a seu governo militar com predominancia de políticos da UDN.Porém, as Forças Armadas, lideradas pelo General Costa e Silva, não tinham interesses no papel de moderado, mas im em ''estabelecer a Linha Dura''.
Castelo Branco, apesar das promessas de retorno ao regime democrático,inalgurou a adoção de Atos Institucionais como instrumentos de repreção aos apositores, com isso, fechou associações civis, proibiu greves, interveio em sindicatos e cassou mandatos de políticos por dez anos, inclusive do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
O ex-ministro de Guerra, o Marechal Costa e Silva teve o seu nome indicado pelas Forças Armadas e referendado pelo Congresso Nacional.
No dia 15 de março de 1967, o Marechal Artur Costa e Silva é emposado no cargo de Presidente da Repúblia, tendo como vice Pedro Aleixo, com sua posse começa a vigorar a Constituição de 1967.E no dia 13 de agosto de 1969 o Presidente deixa o cargo.
Com o novo Presidente paulista ministro militar e civil Antônio Delfim Netto, as taxas da inflação caíram nos primeiros anos de governo reaquecendo a economia e altamente a presença de investimentos estrangeiros no país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário